FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















segunda-feira, 22 de março de 2010


ISABEL FIGUEIRA
UMA ATLETA EXTRAORDINÁRIA



Isabel Maria Andrade Figueira, nasceu em 05 de NOvcembro de 1979, viveu uma parte da sua juventude em Castelo de Vide, onde teve os seus primeiros treinos de natação, modalidade em que se viria a notabilizar como mais adiante veremos pela excelente entrevista que concedeu a meu pedido, para ser publicada no Jornal NCV. Isabel Figueira, licenciou-se em Educação Física e Desporto, é Tecnica Superior de Desporto na Câmara Municipal de Faro e Treinadora no Clube de Natação de Faro.
JMR - Conte-nos um pouco como foi a sua infância.
IF - Tive uma infância normal como tantas outras crianças, com a particularidade de ter tido uns pais que me apoiaram e trilharam comigo os caminhos que decidi percorrer e um irmão que tem sido até hoje um alicerce na minha vida.
JMR – Onde iniciou os seus estudos? Como foi a sua iniciação desportiva?
IF - Fiz até ao 9º ano na Escola C+S de Castelo de Vide e o Secundário na Escola Secundária Mouzinho da Silveira em Portalegre.
Desde cedo que o meu pai me incutiu a mim e ao meu irmão (também ele atleta) o gosto pela prática desportiva. Foi nas aulas que o meu pai dava nas piscinas em Portalegre que aprendi a nadar e mais tarde passei para a associação desportiva de Castelo de Vide onde fui acompanhada pelo meu antigo treinador (João Augusto) até ao momento em que iniciei a minha vida académica em Faro.
JMR – Com que idade começou a praticar desporto de competição?
IF - Comecei a praticar desporto de competição com 6 anos.
JMR – O facto de o seu pai ser professor de E F e além disso se ter distinguido no atletismo, teve alguma influência na decisão?
IF - Possivelmente um pouco.

JMR – Nos campeonatos europeus, realizados em Cádiz, em 2009, a Isabel obteve três medalhas de ouro e dois recordes da Europa. Como viveu esses momentos? Foi a melhor época da sua carreira?
Os resultados que obtive em Cádiz foram fruto de muito trabalho ao longo da época e de um verão praticamente todo passado na piscina e no ginásio a treinar, fiquei por isso muito feliz com os resultados.
IF - Sim, esta foi uma das melhores épocas da minha carreira.
JMR – Quais as provas e os prémios mais importantes que alcançou. Pode-nos indicar o lugar onde decorreram as provas e o porquê da sua importância?
IF - A minha carreira é longa e já participei em inúmeros campeonatos, menciono por isso os últimos prémios mais importantes para além obviamente de Cádiz. A ascensão do meu actual clube (Clube de Natação de Faro) à 2ª divisão e o bronze obtido no meeting internacional da Póvoa de Varzim foram os últimos prémios de destaque.
JMR – Consegue dar-nos o número de provas e prémios que já consegui ganhar?
IF - Como referi anteriormente, a minha carreira é longa, já perdi a noção do número das provas e dos prémios que consegui ganhar.
JMR – Como vai ser o seu calendário de provas para esta época?

IF - Os meus objectivos neste momento são a participação nos Campeonatos de Portugal e a preparação para o Mundial em Julho na Suécia.
JMR – Já participou em Castelo de Vide em alguma prova desportiva?
IF - Participei em muitas!!! Até aos 17 anos representei a Associação Desportiva de Castelo de Vide.
JMR – Qual ou quais os clubes em que já esteve inscrita? Actualmente qual o clube que representa?
IF - Representei o Clube de Natação de Portalegre, a Associação Desportiva de Castelo de Vide e quando vim para Faro para a Universidade, integrei o Louletano Desportos Clube, mais tarde a convite de um amigo, representei o Clube Futebol Benfica e actualmente estou no Clube de Natação de Faro.
JMR – Acha que Castelo de Vide tem condições para a prática da natação? Em sua opinião o que deve ser feito para que esta prática tenha mais adeptos e se possam realizar provas com regularidade?
IF - Castelo de Vide tem condições em termos de infra-estruturas, no entanto não existe uma escola de formação como em todos os clubes pelos quais já passei, e este aspecto é fulcral na criação de uma equipa de competição.
JMR – Quais os seus sonhos e a sua maior ambição em termos desportivos?
IF - O meu sonho neste momento é ser a mulher com 30 anos mais rápida do mundo aos 50 e 100 metros bruços, e a minha maior ambição é continuar com capacidade de lutar para me superar.
JMR – Quais as suas referências a nível desportivo? Tem algum(s) ídolo(s) desportivo(s)?
IF - Admiro o Phelps, e o nadador japonês Kosuke Kitajima.
JMR – Qual o seu hobby preferido?
IF -Tenho vários, praticar outros desportos, ir à praia, cinema…
JMR – Deseja deixar alguma mensagem aos castelovidenses e em particular aos jovens?
IF - Aproveito a oportunidade para deixar algumas mensagens:
Uma à autarquia da vila que me viu crescer, para que não se esqueça de valorizar e congratular os feitos que os castelovidenses vão conseguindo…
Outra de agradecimento ao meu antigo treinador João Augusto, porque muito do que sou como atleta a ele lho devo.
Aos meus pais, irmão e amigos, obrigada por estarem sempre!
E para os jovens de Castelo de Vide…
tem pelos vossos sonhos porque não há impossíveis!
NOTAS: Esta Entrevista já foi publicada no Jornal "Notícias de Castelo de Vide""  na sua Edição de Março. No entanto, trata-se de um projecto pessoal que a Direcção do NCV, teve a gentileza de publicar. A elaboração das perguntas e composição foram de minha autoria e as respostas estão na íntegra tal e qual a Isabel Figueira respondeu de forma muito objectiva, precisa e clara, realçando o valor incontestável da Entevista.A sua inserção neste Blogue corresponde sob o meu ponto de vista, ao interesse geral que a mesma possa ter para todas as pessoas que não tenham acesso ao Jornal. JMR







Sem comentários:

Enviar um comentário