FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















terça-feira, 20 de abril de 2010

EM VEZ DE UM LIVRO, UMA CANÇÃO!

Este “apontamento” era para falar de Alberto Morávia, um dos melhores escritores do Sec. XX de quem acabei de ler “A CIOCIARA”, um romance maravilhoso sobre a as injustiças e os crimes da II Grande Guerra e o extraordinário amor de Mãe para salvar a sua Filha do conflito. Mas desta vez, necessito de alguns momentos de reflexão, antes de escrever sobre este Livro que marca uma época de desesperança e de sofrimento por um povo, neste caso o italiano que foi espezinhado pelos fascistas a mando de Mussolini e pelos nazis de Hitler que enviaram os seus soldados para evitar o desembarque dos aliados no Sul da Itália.
LUZ CASAL
Enquanto lia o livro, ouvi uma extraordinária intérprete espanhola, chamada Luz Casal que nasceu em 11 de Novembro de 1958 na Galiza e se notabilizou no início da sua carreira como cantora pop-rock.
Em 2007, a cantora passou por momentos de grande sofrimento e de luta contra o cancro da mama que acabou vencendo com uma perseverança igual ao empenho com que sempre dedicou à sua carreira. Afectada espiritualmente com essa grande luta, acabou por lançar o Álbum “Vida Tóxica” que reflecte esses momentos de angústia e de esperança, numa dessas canções “Bajo tu abrazo” teve a parceria de Rui Veloso.
O seu último Álbum “La Pasión” aparece-nos com um espírito mais confiante, mas marcado com um romantismo fora de vulgar, escolhendo o velho estilo dos “Boleros”, que Tonia La Negra, Los Panchos, José Feliciano e Aldemar Dutra. A sua voz inconfundível, quente e sensual, dá a cada uma das suas interpretações uma emoção particular, mesmo que muitas das suas canções já tenham sido interpretadas por grandes artistas, ficamos sempre emocionados pelo calor da sua voz sensacional e apaixonada, em grandes temas como “Alma Mia”,Historia de Un Amor”,Un Ano de Amor”, “Piensa en Mi”. Esta última canção foi utilizada por Almodôvar no seu Filme “Saltos Altos”.
Luz Casal anda em digressão pela Europa com este último Álbum “La Pasión”, esperemos que venha a Portugal em breve para ao vivo no encantar com a paixão que dá voz aos “Boleros” que têm também a marca do compositor brasileiro, Eumir Deodato e o selo da Editora “Blue Note”.
Enquanto isso não acontece, fiquemos com a sua voz no Youtube.



CV – Abril 2010
Dados: Wikipédia, Youtube, Ípsilon.
Martins Raposo

1 comentário:

  1. Ola meu caro amigo. Estive aqui a ler o que escreveu.É sempre bom ler-mos algo que desconheciamos. Assim enrriquecemos mais os nossos conhecimentos. Tambem gostei da musica, entra na alma. Um abraço e continue a ir até meus dois espaços. www.queriaserselvagem.blogspot.com
    www.congulolundo.blogspot.com

    ResponderEliminar