FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EXPOSIÇÃO MOUZINHO DA SILVEIRA
                     EM CASTELO DE VIDE

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide, realizou no passado dia 22 de Janeiro, a inauguração da Exposição; “Mousinho da Silveira – Pensar Portugal”, tendo convidado por intermédio do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Fernando Emílio Soares, o Professor Catedrático Dr. Diogo Freitas do Amaral que foi recebido à sua chegada a Castelo de Vide, por alguns elementos da Direcção e pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide que convidou o ilustre visitante a assinar o Livro de Honra da Câmara Municipal no Salão Nobre.
A exposição foi inaugurada às 16:00 Horas, no Centro Municipal de Cultura, já com imensa gente que seguiu atentamente as explicações que o Professor Joaquim Pinto Ferreira Canário, foi fazendo sobre os documentos expostos, tendo os presentes tecido rasgados elogios sobre o valor desta importante exposição.

Logo de seguida deu-se início à sessão com o Auditório completamente cheio e com algumas dezenas de pessoas de pé, sem lugar para estarem sentadas.
O Dr. Freitas do Amaral, contemplou os presentes com uma magistral lição de história, enaltecendo a figura de Mouzinho da Silveira e referindo-se à sua obra legislativa como sendo um dos marcos mais importantes da nossa história. A Conferência apresentada de forma brilhante, empregando termos simples e expondo factos históricos importantes relacionados com a Revolução Liberal, prendeu atentamente a assistência durante mais de hora e meia que brindou o orador com uma longa salva de palmas.
Entre os convidados registámos a presença do Sr. Governador Civil do Distrito de Portalegre, do Sr. Deputado da Assembleia da República, Dr. Victor Crespo, do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Vide, dos Presidentes de Câmara de Castelo de Vide, Marvão e Sousel, do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Sr. Vereador Fernando Tacão Valhelhas, de alguns Deputados da Assembleia Municipal, de outros Autarcas, do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia e de vários representantes de Associações Culturais e Desportivas do nosso Concelho.
Foi uma Sessão extraordinária e muitos dos presentes, para além de enalteceram o ilustre conferencista, foram dar os parabéns à Direcção do GACV, por esta iniciativa.
Castelo de Vide, 22 de Janeiro de 2011

2 comentários:

  1. Esta direcção apresenta obra, está para durar.
    Força! Continuação de bom trabalho. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Martins Raposo!
    É com muita onra que aqui vim ler o que escreveu. Também as gentes de Castelo de Vide, terra que conheço, devem se sentirem orgulhosos por este acto, e é assim que deveria acontecer por todo país. Pois é assim que damos a conhecer aos municipes o valor que a nossa terra tem.

    Um abraço e saúde da boa.

    ResponderEliminar