FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















segunda-feira, 30 de maio de 2011

                    CONCERTO DA PRIMAVERA

A convite do nosso amigo Luís Pargana, ligado ao Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Crato, fomos assistir ao Concerto da Primavera, realizado no Convento da Flor da Rosa, com a actuação do Grupo Coral “Publia Hortênsia” e do “Quarteto de Guitarras Zyryaba” que interpretaram música clássica e de câmara com canções dos compositores John Ireland, Charles Stanford, Isaac Albéniz e Claude Debussy.
                        
O público que enchia por completo a nave da Igreja do Convento, aplaudiu entusiasticamente os "Publia Hortênsia" que nos deliciaram com as suas vozes magníficas sob regência do Maestro Paulo Brandão que dirige este grupo desde a sua fundação em 1973.
O Quarteto de Guitarras Zyryab, constituíido por Luís Aveiro, Daniel Sousa, Ricardo Nogueira e Luís Roldão, escolheu para este espectáculo uma selecção muito cuidada de música espanhola do compositor Isaac Albénis e de Claude Debussy, recebendo igualmente fortes aplausos da assistência.
Ambos os grupos contribuíram com a suas interpretações para nos darem um magnífico espectáculo que as condições acústicas do lugar realçaram em momentos de grande sensibilidade e beleza, com as vozes dos solistas do "Publia Hortênsia" e do "Quarteto Zyryab” a elevarem-se em sonoridades quase místicas.
No final os dois Grupos interpretaram em conjunto uma peça musical de Mário Castelnuovo, baseada no Romancero Gitano de Garcia Lorca que levou a assistência ao rubro, aplaudindo pé durante vários minutos e obrigado-os a oferecerem um encore com o último andamento musical do Romancero.
Foi um concerto muito especial, este Concerto de Primavera, espelhando a preocupação que a Câmara do Crato, tem mantido desde há alguns anos, em nos proporcionar espectáculos de grande qualidade musical e artística.
Este é o lado bom da Primavera!
CV-30.05.11
Martins Raposo
http://youtu.be/4_0UJ17gsZM

Sem comentários:

Enviar um comentário