FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















sexta-feira, 3 de junho de 2011

SOUTO MOURA E O PRÉMIO PRITZKER

                             SOUTO MOURA

A Arquitectura, não é uma área de que tenha o mínimo conhecimento, para além da normal sensibilidade para apreciar esta arte nas suas diversas formas, desde a antiguidade até aos tempos modernos. Talvez não fosse necessário esta introdução justificativa quando o motivo se deve ao facto histórico do Arquitecto Souto Moura ter sido hoje agraciado com o Prémio Pritzker que é considerado o Nobel da Arquitectura. O prémio é anualmente atribuído por um Júri indicado pela Fundação Hyat, que nomeia um Arquitecto contemporâneo que se tenha distinguido pela sua obra.
Todos os portugueses se devem sentir orgulhosos e dar os parabéns a Souto Moura que vê assim a sua obra ser premiada, pelo seu estilo moderno, mas inteiramente pessoal, com um traço inconfundível na complexidade e dinamismo das formas e pela horizontalidade das linhas condutora de Mies van der Wohe dequem inicialmente teve grandes influências.
As suas obras recentes, a Casa de Cascais e o Estádio Municipal de Braga, apontam claramente para uma tendência que se afasta claramente da “escola miesziana” e determinam o seu estilo próprio e independente.
Para além das citadas obras, distinguem-se ainda, a Estação da Trindade, do Metro do Porto, o Mercado Municipal de Braga, a Casa das Artes no Porto, Hotel em Salzburgo e imensas moradias espalhadas pelo país. Foi ainda co-autor com Siza Vieira, do Pavilhão de Portugal na Expo 2000 em Lisboa.
Tem ganho vários Prémios a nível nacional e internacional, mas este é sem dúvida o de maior prestígio, onde pontuam arquitectos de renome mundial, entre os quais o brasileiro, Óscar Niemeyer.
A Arquitectura em Portugal está bem representada por nomes que se salientaram com valor e arte na suas obras, Souto Moura passam a ser um dos nomes cimeiros que enobrecem esta arte.
CV-03.06.11
Martins Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário