FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















terça-feira, 16 de agosto de 2011

VOZES ROMÂNTICAS

                                    FRANCISCO JOSÉ

Este extraordinário artista, nasceu em Évora a 16 de Agosto de 1924. Nesta cidade, iniciou a sua brilhante carreira, notabilizando-se como intérprete de canções românticas. Olhos Castanhos, foi uma das canções mais célebres dos anos 50, numa altura em que o primado da voz se sobreponha aos instrumentos musicais.
Ainda nos anos 50, tentou a sua sorte no Brasil que soube valorizar a qualidade dos seus trabalhos. Como é Bom Gostar de Alguém, Maria Morena, Encontro às Dez e Estrela da Minha Vida, são algumas das canções mais conhecidas.

Em Portugal na década de 70, alcançou de novo enorme êxito com a canção, Guitarra Toca Baixinho que ainda hoje se ouve com emoção.

A última obra da sua notável carreira chama-se “ As Crianças Não Querem a Guerra” gravada em 1983.
Este notável alentejano, sofreu durante a sua vida algumas atribulações. Sentindo-se sempre mal amado na sua pátria, pelos meios televisivos e radiofónicos o que o terá levado em 1964, a assumir uma posição de denúncia na enorme diferença que a RTP fazia nos pagamentos de “cachets” entre os artistas estrangeiros e os portugueses do qual se dizia vítima. Isto feito em directo, resultou na imediata detenção pela PIDE e a interdição durante mais de 16 anos de actuar na Televisão Portuguesa.
Só a partir da década de 70 é que este notável representante do romantismo na música ligeira, conseguiu depois da canção já citada “Guitarra Toca Baixinho”, alcançar alguns êxitos colocando-o definitivamente ao lado de outros grandes intérpretes deste género musical, dos quais se destacam entre outros os nomes de Carlos Ramos, Alberto Ribeiro, Max, Tony de Matos e Luís Piçarra.
Independentemente dos juízos de valor que possam ser feitos sobre este estilo musical, não nos podemos esquecer da sua aceitação popular e que marcou uma época de que a minha geração ainda hoje se lembra com alguma saudade.
Recordemos então, meus bons velhos amigos!
Olhão, 16 de Agosto de 2011
Martins Raposo
Notas: Enciclopédia da Música Ligeira, de Luís Pinheiro de Almeida e João Pinheiro de Almeida; e Internet - Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=sFhJskkG4AU

1 comentário:

  1. Sabes, bom amigo, que o Francisco José introduziu em Portugal a moda do botão no joelho das calças?
    Sabes?
    Se não sabes eu conto, OK?

    ResponderEliminar