FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















quarta-feira, 19 de junho de 2013

  CHICOBUARQUE
   UM DOS MELHORES ENTRE OS MAIORES ARTISTAS DE SEMPRE!
Francisco Buarque de Holanda, mais conhecido por Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de Junho de 1944. Filo do historiador, Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Cesário.
Foram os amigos da Família que primeiro tiveram influência na sua opção de escolher a Arte Musical como profissão. Vinícius de Morais e Paulo Vanzoli foram as suas referências da juventude.
Em 1966 apresentou-se no "Festival da Música Popular" com a sua composição "A Banda" que
foi interpretada por Nara Leão e ganhou o 1º. Prémio, como a melhor canção. Nos dois anos seguintes repetiu o sucesso com "Roda Viva" e "Sabiá".
Entretanto entrou no mundo do cinema como compositor da "trilha sonora" do Filme "Quando o Carnaval Chegar" e da longa-metragem, "Vai Trabalhar Vagabundo". Com  a sua composição musical da peças "Morte e Vida Severina" e a "Opera do Malandro", confirmou o seu talento, a originalidade e a qualidade invulgar que marcariam sempre a sua obra.
Chico Buarque foi um dos primeiros músicos a aderir ao movimento musical que ficou conhecido por MPB, apresentando-se como compositor e intérprete, a solo ou acompanhou outros conhecidos artistas.
Chico Buarque tentou também a Televisão que lhe negou a participação com métodos menos correctos e só ao fim de muitos anos, já famoso, lhe foram oferecidas algumas oportunidades, tendo alcançado enorme sucesso num Programa Cultural, ao lado de Caetano Veloso.
Em 1969, perseguido politicamente pela ditadura militar, Chico Buarque foi obrigado a exilar-se na Itália, onde com outros artistas brasileiros participou em numerosos espectáculos. As suas canções de protesto, "Cálice, "Apesar de Você", "Construção" e "Samba do Partido Alto" foram apresentadas neste País com grande sucesso.
Tal como Maria Bethânia, Chico Buarque participou activamente no projecto, "Norte Já" em defesa do povo do nordeste brasileiro.

A maioria das suas composições, foram por si interpretadas, acompanhando com o seu violão a sua bonita voz, mas também escreveu directamente para algumas vozes de jovens que tiveram enorme sucesso, entre outras destacamos: Nara Leão que cantou, "Com Açúcar e Com Afecto"; Maria Bethânia com "Olhos nos Olhos"; Elis Regina com "Atrás da Porta" ; Gal Costa com "Folhetim"; Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Ângela Maria, Cauby Peixoto e Rolando Boldrin.
Chico Buarque granjeou enorme simpatia e muitas amizades duradoiras, junto dos seus pares que lhe testemunharam a gratidão participando e convidando o Artista para muitos dos seus espectáculos.
Para além do seu comprovado talento como compositor, Chico Buarque, se aventurou no mundo das letras, distinguindo-se como dramaturgo em peças que ficaram famosas, como foi o caso da já citada "Roda Viva" e "Morte e Vida Severiana" a que se seguiriam, "Calabar" e "Elogio da Traição", "Gota de Água".
No Romance destacam-se as obras: "Fazenda Modelo", "Estorvo", Budapeste" e "Leite Derramado", entre outros.
É extraordinária a vida deste genial compositor que alcançou êxitos retumbantes que tiveram sucesso  no seu País, na América e na Europa.  A música que compôs para peças de Teatro e no Cinema, tiveram enorme popularidade, pela sua qualidade que foi amplamente reconhecida.
O Brasil tem sido pródigo em Artistas que alcançaram o prestígio e a fama a nível mundial. Seria cansativo para enumerar aqui os seus nomes  que se têm distinguido como Poetas, Letristas, Compositores e Intérpretes.
Chico Buarque é sem dúvida um dos nomes cimeiros que o coloca no pedestal dos melhores compositores do mundo
Hoje, que o Artista comemora o seu 69º. Aniversário, aqui deixo a minha humilde homenagem e um abraço fraternal, como admirador confesso da sua Obra que considero ser já um verdadeiro marco da cultura brasileira. Parabéns e os sinceros votos para que continuam a somar-se mais êxitos à imensidão da sua obra.
Obrigado.
http://youtu.be/13SqV1lQ-TQ
CV-19.06.13
Martins Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário