FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















terça-feira, 18 de junho de 2013


MARIA BETHANIA
ESTRELA DE PRIMEIRA GRANDEZA!
 
 Bethânia nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 18 de Junho de 1946. Desde criança que o seu maior sonho era ser actriz e com apenas 17 anos,  ela se estreou como cantora na peça de Nelson Rodrigues.

 Foi com este bom começo que iniciou a sua longa carreira que atravessou  a última metade do Sec. XX, realizando  espectáculos de grande qualidade. No início ainda trabalhou no grupo, "Doces Bárbaros" que nos anos 70 obtiveram enorme sucesso e no qual também participaram, Gal Costa, Gilberto Gil e o seu irmão Caetano Veloso.
Abrir um pequeno parêntesis "Maria Bethânia lançou-se no mundo do espectaculo com todo o apoio de seu irmão, Caetano Veloso, também ele cantor de sucesso, a sua amizade, foi sempre muito forte e afectiva.
 Nos anos 80 com aparecimento de novos talentos, a musica MPB, transformou-se num movimento musical  de grande impacto junto do público brasileiro. A cantora aderiu com o seu talento e o fervor da sua juventude, editando alguns álbuns que revelavam as suas preocupações sociais.  A sua participação no programa "Mulher 80" da Rede Globo, granjeou-lhe enorme popularidade aumentando o prestígio e a popularidade que já tinha junto dos milhares de fãs.
 Maria Bethânia revolucionou a forma de estar em palco, intercalando as suas músicas com a declamação dos poemas  de autores consagrados. Muitos dos seus espectáculos foram considerados entre os mais importantes da música popular brasileira.
As línguas ferinas de alguns maus críticos, fizeram passar uma falsa rivalidade entre a cantora e Elis Regina que infelizmente faleceu muita nova e que infelizmente já não pode desmentir esta intriga injusta para ambas as mulheres de grandeza semelhante em talento superior.

A forma como nós a vemos em palco, nada tem de aristocrático e frio. "Animal de palco", nada tem  de fantasias estridentea. A sua voz maravilhosa, sai com perfeita naturalidade, sem esforço no tom perfeito. Depois, os temas que escolhe, são escolhidos com muito profissionalismo. Nada tem de agressiva. Ela canta o Brasil, as suas gentes serenamente, sem agrassividade. Como a vemos assim no Palco, assim pensamos ter atravessado a vida.                         
 
Assim se comprova por actos a sua amizade com a maior parte dos bons artistas brasileiros. Não lhe conhgeço guerras, nem invejas dos seus semlehantes. Foi assim que a vemos com Alcione, Gal Costa (uma das amigas dos primeiros tempos), Fafá de Belém, Gilberto Gil, Xico Buarque, Rita Lee, João Gilberto, Roberto e Erasmo Carlos e muitos outros. Eles estiveram ao seu lado e Bethânia esteve junto.
                                    
 Na entrada do Sec. XXI a cantora tem vindo a diminuir a sua actividade,  sem no entanto de continuar a somar êxitos à sua já longa carreira de artista. Em 2006 venceu o "Prémio Tim", como a melhor cantora e o melhor disco "Que Falta Você Me Faz" que conjuntamente com "Álibi" alcançaram o Top nas vendas.

Por esta altura gravou um disco com os poemas de Sophia Mello Breyner a que deu o nome de "Mar de Sophia" que a trouxe mais uma vez a Portugal com bons espectáculos. O mesmo aconteceu com um álbum com poemas de Fernando Pessoa. Registo os versos que Bethânia declamou na apresentação do Álbum "Âmbar": "Outrora eu era daqui/hoje regresso estrangeiro./Forasteiro do que vejo/e ouço velho de mim./Já vi tudo,/ainda o que nunca vi,/nem o que nunca verei./Eu reinei no que nunca fui."

                                 
Maria Bethânia é mais uma das minhas deusas queridas. Com a sua voz grave e por vezes sussurrante, ela nos embala nas suas canções de amor e de ternura . A sua elegância em palco é ao mesmo tempo afectiva e envolvente, enlaçando-nos  numa mística sensual.
Neste feliz do seu 67º. Aniversário,  deixo neste humilde texto a minha singela homenagem.
Obrigado Bethânia! Pelos momentos  fantásticos que as suas canções nos deram momentos muito felizes da nossa vida.
O mais que  podemos desejar  é que continue a ter todos os êxitos que merece!
CV-18.06.2013
Martins Raposo
http://youtu.be/BDcFa16ZisY

Sem comentários:

Enviar um comentário