FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















terça-feira, 25 de junho de 2013

                                                             SIZA VIERA
                                UM DOS MELHORES ARQUITECTOS DE SEMPRE
Siza Vieira é o Arquitecto contemporâneo mais premiado no país e no estrangeiro.  Faz hoje 80 anos e continua a trabalhar em vários projectos. Arquitectura é uma das artes que menos conheço, mas o nome, o prestígio e o génio deste nosso Artista, deveria ser do conhecimento de todos os portugueses, respeitando o seu nome e a sua obra monumental.

Infelizmente, há muita gente interessada em fazer esquecer a sua obra e até mesmo a nível governamental, tem havido uma clara tentativa de olvidar e desprezar as suas obras, mesmo aquelas que em princípio deve ter custeado, como  é o caso do Pavilhão Português que tem passado de Governo para Governo sem se decidirem a dar uma utilização digna a uma obra emblemática  da Expo-98. Mais palavras para quê?

Nós que tanto ouvimos falar no nosso riquíssimo Património é pelo menos de uma grande injustiça o que pratica contra obras dos nossos contemporâneos e neste particular com um dos nomes reconhecidos em todo o Mundo. No dia do seu Aniversário faço votos para que inverta esta lamentável situação.
Já por diversas vezes o povo português tem dado provas de solidariedade com as causas mais diversas, muitas delas em casos de injustiça social e humana que se passam em lugares que mal conhecemos. No entanto, quando se praticam autênticos crimes contra a nossa cultura e o nosso património, nem sequer levantamos a nossa voz de indignação. Por desconhecimento?
Por preconceito?
Repito mais uma vez, chega de maltratar os nossos Artistas e as suas obras.
CV- 25.06.2013
Martins Raposo

 

Sem comentários:

Enviar um comentário