FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ALBERT CAMUS
 Albert Camus, nasceu a 07 de Novembro de 1913, na cidade de Mondovi, na Argélia. Romancista, dramaturgo, ensaísta e filósofo, deixou-nos uma obra de grande valor literário.
 A sua amizade com Sartre e Simone Beauvoir,  terá  influenciado alguns dos seus livros com a filosofia existencialista professada por aqueles escritores.
Com a publicação do polémico ensaio "O Homem Revoltado", Camus afasta-se de Sartre e segue uma filosofia mais íntima e  pessoal de criticando, a sociedade, os sistemas políticos e sociais vigentes. Nesta segunda fase escreve o romance, "A Peste", talvez a sua obra mais notável. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1957, que distingue para além do já citado livro, "O Estrangeiro", "O Mito de Sísifo", "Calígula" e  "A Queda".
O escritor que foi também um activista dos direitos humanos faleceu num acidente de viação, quando tinha apenas 47 anos de idade, deixou-nos por acabar o romance "O Primeiro Homem", mas para além disso, não conseguimos imaginar que mais nos teria dado, Camus vivia cada vez mais isolado e solitário.
Martins Raposo
CV-07.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário