FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


                             A SERVIDÃO HUMANA
Este livro que acabei de reler, é uma das obras mais importantes que li até hoje. Há quem afirme que esta obra tem muito de autobiografia do autor. Somerset Maugham teve uma infância muito infeliz  tendo ficado órfão de Mãe aos seis anos e dois anos mais tarde perdeu também o pai. Ficou entregue a um tio severo e sem quaisquer dotes afectivos que o marcou para toda a vida. Somerset, passou por várias escolas, escolhendo por fim a medicina de que não chegou a exercer por ter escolhido a incerta profissão de escrever livros. A crítica mostrou-se bastante generosa para com o seu segundo livro "Liza a Pecadora" que foi realmente um sucesso de vendas. A partir desta obra o escritor abandonou de vez a medicina para se dedicar por inteiro a escrever, romances, novelas e peças de teatro.
"Os Quatro Espiões", "O Fio da Navalha", "Histórias dos Mares do Sul" e "Servidão Humana" são entre muitos outros os romances mais significativos, sendo esta última obra considerada um verdadeiro monumento da literatura mundial, aquela que me proponho aqui descrever sucintamente.
A história da personagem principal, Philipe Carey tem como já dissemos muitos pontos em comum  com o próprio autor, tendo ficado órfão muito jovem e entregue a um tio, nada compreensivo e sem grandes sentimentos fraternais.  Philipe , passa grande parte da juventude à procura de um curso que lhe preencha os sonhos visionários que lhe enchiam o espírito. Chegou a tentar a pintura mas na sua ânsia de alcançar a perfeição de um grande artista, não o conseguindo teve a coragem de abandonar o percurso e tentar outros sonhos.
Sem recursos financeiros teve que enfrentar a dureza de vários trabalhos de baixa condição. Entretanto  Philipe apaixona-se por uma jovem vulgar e de sentimentos instáveis e contraditórios o que motiva constantes desavenças. Mildred chega a ser cruel e vingativa para com o jovem que não consegue livrar-se desta paixão, mesmo sofrendo as mais terríveis humilhações.
Apesar dos desaires a nível profissional e da paixão avassaladora que o tortura e oprime, Philipe jamais deixa de tentar alcançar a liberdade por uma vida mais digna e sem peias. O que não foi nada fácil e só apôs enorme sofrimento e desilusões conseguiu fazer a licenciatura em medicina.

Com a sua carreira determinada com sucesso, conseguiu libertar-se da loucura daquela paixão impossível que quase o tinha escravizado para sempre. E o livro termina com um "hapy end", no encontro de Philipe com alguém que o compreende e por ele nutre um verdadeiro amor.
NOTAS: Somerset Maughan nasceu na Embaixada Britânica em Paris, a 25 de Janeiro de 1874 e faleceu em 16 de Dezembro de 1965. É considerado um dos melhores escritores ingleses.
CV- Fevereiro de 2014
Martins Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário