FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















quinta-feira, 19 de junho de 2014

                                           CHICO BUARQUE
                                               UM DOS MELHORES MÚSICOS  DO MUNDO
 
Francisco Buarque de Holanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de Junho de 1944. Filho do historiador Sérgio Buarque de  Holanda e de Maria Amélia Cesário Alvim.
Chico Buarque se notabilizou como músico, compositor e escritor. Começou a sua carreira participando nos Festivais de Música Popular Brasileira e em 1966 ganhou o primeiro prémio com a canção "A Banda" que foi interpretada por Nara Leão. A partir de então jamais parou de compor, cantar e escrever.
 
O seu estilo inconfundível  integrou-se no ritmo da Bossa Nova revelou o enorme talento para a composição com temas de grande qualidade que são distinguidos com grande sucesso no teatro e no cinema fazendo parte dos enredos que obtiveram enormes êxitos. Destacando-se nos filmes "Quando o Carnaval Chegar", "Vai trabalhar Vagabundo", By, by Brasil" e "Dona Flor e seus dois maridos". No teatro evidencia-se nas peças; "Morte e Vida de Severina", "Os Saltibancos", "Gota d'Água" e a "Ópera do Malandro".
Grande parte do seu trabalho nos anos 60 e 70, tinha uma enorme carga política e social, abertamente contra  a ditadura militar que então governava o Brasil. Foi sem surpresa o ataque à sua obra e à sua pessoa, obrigando-o a exilar-se na Itália.
Durante o exílio, Chico Buarque, compôs algumas das suas canções mais famosas, entre elas destacam-se; "Apesar de Você", "Cálice" e "Minha História".
Ao regressar ao Brasil, envolveu-se nos movimentos sociais, abraçando o "Projecto Nordeste Já" e "USA For África" . Nessa altura teve grande popularidade o compacto "Chega de Mágoa e Seca d' Água".
Além das suas peças teatrais, Chico Buarque escreveu os romances; Estorvo, Benjamim e Budapeste com o qual ganhou o prémio "Jabuti".
 
Diz o povo e a critica que o melhor intérprete das suas composições foi o próprio Chico mas a sua generosidade sempre o levou a colaborar e participar com outros grandes músicos da MPB, entre os quais se destacam os nomes de Ellis Regina, Tom Jobim, Vinícius de Morais, Toquinho, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Francis Hime e Edu Lobo. Muitos deles interpretaram as suas canções.
 
 
Chico Buarque foi casado com a actriz Marieta Severo com quem teve três filhas; Sílvia, Helena e Luísa. É irmão das cantoras; Miúcha, Ana e Cristina.
 
A obra imensa e diversa de Chico Buarque coloca-o entre os grandes músicos e compositores universais e um dos melhores nomes da música popular brasileira (MPB). Já esteve várias vezes em Portugal e eu tive o privilégio de o ouvir numas das Festas do Avante no Alto da Ajuda.
Ele é de facto, um dos melhores músicos do Mundo! Parabéns e longa vida.
C.V. - 19.06.2014
Martins Raposo
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário