FOI PRECISO AO HOMEM MUITO TEMPO PARA SE ELEVAR ACIMA DA NATUREZA!

TODA A ARTE É CONDICIONADA PELA SUA ÉPOCA... De Ernst Fischer
















segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015


GALILEU GALILEI



No mesmo dia em que o filósofo Sócrates foi condenado à morte, nascia alguns séculos depois, em Florença um dos mais famosos cientistas de todos os tempos a quem chamavam "O Pai da Ciência Moderna". Galileu Galilei era não só cientista como também se notabilizou como Matemático e Astrónomo. Foi o descobridor do princípio da inércia, melhorou o telescópio e defendeu a teoria do Helocentrismo. Parte dos seus estudos e teorias estão relatados em pormenor no seu livro, "Siclenus Nancius"  que causou enorme polémica junto do seio da Igreja Católica, nomeadamente  a afirmação de que a Terra se movimentava em volta do Sol e que este sim era o centro não só do Planeta Terra como de outros Planetas .Tudo isto contrariava a doutrina secular da Igreja para quem a Terra era o centro do Universo, teoria que vinha de Aristóteles. Foi o primeiro cientista que utilizou o telescópio para fazer observações astronómicas.

O Santo Ofício que deu lugar à Inquisição, instrumento implacável ao serviço da Igreja para impor ao mundo a  teologia  do catolicismo com uma teoria maquiavélica de quem  "não está connosco, é contra nós". O poder da Igreja era enorme na idade média, sempre ligada ao poder temporal, estando assim tacitamente  autorizada a perseguir, prender, torturar e assassinar todos aqueles que criticavam por escrito ou mesmo só oralmente, mesmo que fosse um estudo cientificamente demonstrado.

Foi o que aconteceu com Galileu que foi levado a um Tribunal da Inquisição e obrigado sob coacção a abjurar as suas teorias  científicas sobre o movimento de rotação e translação da Terra. Reza a história que logo após ter terminado a fase do interrogatório, terá murmurado a célebre frase "Eppur si muove". Não foi absolvido pela tenebrosa instituição, o que só veio acontecer alguns séculos depois. Evitou a prisão mas ficou

Toda esta fase processual afectou profundamente a vida do cientista. que foi condenado a residência controlada e todos os seus movimentos vigiados pelos olhos vingativos da Inquisição. A esta triste situação e devido a doenças prolongadas, inclusive a cegueira levou a que os seus últimos anos de vida fossem de grande sofrimento.

Aos verdadeiramente grandes são muitas vezes sonegados os direitos de divulgarem a sua obra. Galileu foi vítima de injustiças com uma perseguição contínua e cruel, mas podemos afirmar que a sua grandeza não foi diminuída.

CV- Fevereiro 2015

Martins Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário